Empresas hoje são confrontadas com diversos temas sociais e ambientais: mudanças climáticas, emissões, resíduos, pobreza, inclusão, diversidade, saúde e segurança, entre outros.
Algumas delas começam a melhorar sua gestão de sustentabilidade somente depois de uma crise ou escândalo. Temos como exemplo a Zara acusada de trabalho escravo, a Nike com trabalho infantil na sua cadeia de valor e muitas outras por desconsiderar os temas sociais e ambientais.
A Matriz de Materialidade, desenvolvida pela AccountAbility http://www.accountability.org/standards/, é uma ferramenta que ajuda as empresas a identificar os temas importantes para o seu negócio, como evitar risco e criar sua cadeia de valor:
- Identificar temas através do engajamento com stakeholders internos e externos, benchmarking de sustentabilidade, e análise de mídia.
- Avaliar e analisar como cada tema ajuda a reduzir custos e aumentar a participação da empresa no mercado.
- Avaliar a percepção de stakeholders.
- Gerenciar riscos – A falta de água por exemplo, coloca em risco setores como o da mineração, agricultura, alimentício, bebidas e tantos outros.
- Aproveitar oportunidade através da identificação de temas relevantes como serviços e modelos de negócios que possam aumentar o poder de precificação, margens e outros.
IDENTIFICAÇÃO DE TEMAS
Identificar os temas sociais e ambientais por meio de várias abordagens:
- Um Benchmarking de Sustentabilidade das empresas congêneres para identificar quais os temas são mais importantes para o setor.
- Engajar diretamente com os stakeholders da empresa.
- Fazer uma análise de mídia para identificar se está sedo positiva ou negativa.
Engajamento de stakeholders
As entrevistas com os stakeholders internos e externos são ferramentas para identificar quais temas os stakeholders consideram importantes.
Análise de mídia
Análise da empresa no setor de atuação para saber se a mesma é criticada ou elogiada nos diversos meios de comunicação (revistas, jornais,redes sociais, etc.)
PRIORIZANDO OS TEMAS
A priorização consiste em diminuir a lista dos temas relevantes em sustentabilidade levantados na etapa de Identificação, criando uma lista com os temas mais importantes no setor ambiental tais como: Água, energia, gestão ambiental, resíduos, emissões de CO2 e no setor social como: Talentos, comunidade, consumidores, direitos humanos, Ética, saúde e segurança, diversidade.
Muitas empresas incluem a Matriz de Materialidade em seus relatórios de sustentabilidade incluindo indicadores de desempenho em questões sociais e ambientais, segundo a Global Reporting Initiative (GRI), que tem como meta definir os temas que importam para a empresa e seus stakeholders.
Comments are closed