Chegou a hora das empresas relatarem seu desempenho econômico, social e ambiental em 2017 através dos relatórios de sustentabilidade, principal ferramenta de comunicação do desempenho de sua instituição aos seus públicos de interesse.
É preciso divulgar os princípios de boa governança de sua empresa. A melhor maneira é seguir os critérios da Global Reporting Initiative (GRI), referência mundial para se avaliar o desenvolvimento econômico, social e ambiental das empresas.
A GRI é uma organização não governamental internacional, com sede em Amsterdã, na Holanda alinhado ao Pacto Global das Nações Unidas, iniciativa da ONU que procura fomentar boas práticas de sustentabilidade em organizações privadas.
O relatório de sustentabilidade é um mecanismo de transparência que contribui para a evolução das práticas de gestão e dos critérios de sustentabilidade incorporados a sua estratégia organizacional. São dados coletados que permitem a sua empresa gerenciar riscos e oportunidades de forma adequada. Além disso, melhora a imagem da sua instituição perante o público interno e externo.
Mas de nada adianta seguir os indicadores da GRI se a empresa não consegue olhar para esse relatório e interpretá-lo de acordo com suas práticas internas, com os interesses estratégicos e as necessidades de seus stakeholders.
Outra recomendação é a asseguração externa do seu relatório de sustentabilidade que traz consistência às informações, agregando confiabilidade, segurança e transparência aos relatos nele contidos. Não basta fazer, é preciso dizer aos seus públicos de interesse o que sua empresa faz e como faz.
Mãos à obra!
Comments are closed