Moda ética, moda verde, moda consciente, eco moda, são expressões encontradas cada vez mais no universo da moda.
O desenvolvimento sustentável na cadeia têxtil e de confecções, hoje, é uma necessidade, assim como em todos os setores da economia.
Há várias maneiras de inserir a sustentabilidade na moda:
- Investindo em pesquisas de novos materiais naturais e renováveis no trabalho dos estilistas para serem utilizados em suas coleções;
- Reavaliando processos e produtos;
- Lojas seguindo padrões ambientais, com redução do uso de água e de energia;
- Uso de algodão orgânico em algumas coleções;
- Apoio às organizações não governamentais para causas específicas como, por exemplo, trabalho infantil e trabalho escravo, combate à corrupção e outros;
- Beneficiar comunidades com projetos de geração de renda;
- Criar produtos com tecidos e design inovadores valorizando a cultura e materiais locais;
- Atenção ao sistema de logística.
A formação educacional e profissional para as mudanças necessárias entre moda e sustentabilidade é outro pilar fundamental.
É importante lembrar que o consumidor está mudando seu comportamento. Incorporar a sustentabilidade no negócio, seja ele qual for, é um desafio enorme. É preciso entender o comportamento do consumidor, estabelecendo relações mais próximas e colaborativas com os mesmos, que já estão demandando, além do conforto, preço, qualidade e durabilidade, uma postura ética e sustentável das empresas.
O desenvolvimento sustentável em qualquer setor significa uma reavaliação e técnicas novas para equilibrar os aspectos econômicos, sociais e ambientais, através de um modelo de gestão e boas práticas que possa atender demandas internas, externas e dos stakeholders de maneira eficiente e ética.
Comments are closed