MULTINACIONAIS PROMETEM INVESTIMENTOS DE BILHÕES
Jornal Valor de hoje, 09/12/2015
Daniela Fernandes
Para o Valor, de Paris
“Multinacionais anunciaram ontem várias ações e bilhões de dólares em investimentos contra o aquecimento global.
“No final são as escolhas dos empresários e os produtos fabricados por eles que farão a diferença” para se chegar aos objetivos fixados no acordo climático global que deve ser obtido em Paris, disse o secretário de estado, John Kerry, a uma plateia de CEOs do mundo todo reunidos em Le Bourget, nos arredores de Paris. “A economia limpa está crescendo duas vezes mais do que a tradicional”, disse Kerry.
Cerca de 400 líderes empresariais participaram de encontros para anunciar compromissos na área ambiental, com metas de redução de emissões de CO2 e maior utilização de energias renováveis , e também discutir temas como financiamentos para lutar contra as mudanças climáticas e preço de carbono.
Paul Polman, presidente mundial da Unilever, anunciou que 79 presidentes de empresas de inúmeros países, incluindo Brasil, China e Índia, que totalizam uma receita de US$ 2,1 trilhões, se juntaram à Alliance of CEO Climate Leaders, assumindo compromissos para reduzir suas emissões de carbono. No caso da Unilever, a multinacional de alimentos prevê se tornar positiva em carbono (acumular mais gases do efeito estufa do que emiti-los) em 2017, completou Polman.
Quase 40 grandes empresas francesas lançaram um manifesto onde se comprometem a investir pelo menos 45 bilhões de euros nos próximos cinco anos no desenvolvimento e financiamento de energias renováveis , em maior eficiência energética e em tecnologias que deverão acelerar a transição para energias limpas.
Os anúncios ocorrerão no fórum organizado pela Caring for Climate Business, a maior coalizão mundial de empresas, com cerca de 450 membros de 65 países (entre eles companhias brasileiras como Braskem, Copagaz e Natura). ”
(Transcrito por Elizete Paes)
Comments are closed