IGUALDADE DE GÊNERO
Igualdade de gênero tem como princípio que todas as pessoas, independente de sexo, tenham direitos iguais no trabalho e na vida familiar.
É preciso que essa igualdade de gênero comece na escola desde o pré-escolar como acontece na Suécia, um dos países líderes em igualdade de gênero com um sistema amplo de segurança social que promove o equilíbrio entre o trabalho e a vida privada.
A licença parental, por exemplo, na Suécia dá às progenitoras e progenitores o direito a compartilhar 480 dias de licença parental quando nasce ou é adotada uma criança, que pode ser repartido por mês, dias ou horas.
Durante 390 dias as mães ou pais têm direito a quase 80% do seu salário, até uma quantia máxima do SEK 942 (EUR 101, USD 109) por dia. Durante os últimos 90 dias, recebem uma quantia fixa de SEK 180. As pessoas desempregadas também têm o direito à licença parental.
90 dias são conferidos exclusivamente a cada progenitor e não podem ser transferidos para o/a outro/a. Adicionalmente, um dos progenitores terá 10 dias adicionais de licença quando do parto, ou 20 dias em caso de filhos gêmeos.
Os progenitores que compartilham o subsídio da licença em partes iguais, recebem um bônus livre de impostos de SEK 50 por dia, durante 270 dias no máximo.
As pessoas que adotam uma criança têm direito a um total de 480 dias em conjunto, desde o dia que a criança fica ao seu cuidado. Uma pessoa solteira tem direito a 480 dias completo.
Fonte: Fatos sobre a Suécia.
Comments are closed