CHEGOU A HORA DA SUA EMPRESA ELABORAR O RELATÓRIO DE SUSTENTBILIDADE ANO BASE 2014, EXERCÍCIO 2015.
É preciso medir e relatar o desempenho econômico, socioambiental e governança da sua organização, que tornaram suas operações mais sustentáveis em 2014. A plataforma fundamental para isso é o Relatório de Sustentabilidade de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GR05I).
A Global Reporting Initiative (GRI) é uma instituição global independente e sem fins lucrativos, criada em 1997,em Amsterdã na Holanda, responsável pela criação de uma estrutura mundialmente aceita para medir o desempenho sustentável de empresas, repartições públicas, ONGs e outras organizações.
Os Relatórios de Sustentabilidade permitem às empresas desenvolver uma estratégia de gestão para o futuro, identificar riscos e oportunidades e perceber o que faz sentido para o mundo dos negócios onde além do âmbito financeiro, importam o econômico, o social e o ambiental.
Com crescente demanda e compreensão de questões de sustentabilidade entre as empresas e seus acionistas a GRI desenvolveu uma nova geração de relatórios, a G4, que adota o mesmo rigor dos relatórios financeiros.
Hoje, os investidores passaram a exigir cada vez mais informações sobre o desempenho sustentável das empresas. O Banco Central do Brasil, através da Resolução 4327, de 25 de abril de 2014, implementou uma Política de Responsabilidade Socioambiental para as instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar por ele.
Este é um assunto da maior seriedade. Se a sua empresa é uma organização sustentável, relate e publique suas ações aos seus públicos.
Elizete Neto Tavares Paes
São Paulo, 03 de fevereiro de 2015.
Comments are closed